15 de dezembro, Dia da Mulher Advogada

Homenagem da ACAT pelo Dia da Mulher Advogada

Hoje, 15 de dezembro, é o Dia da Mulher Profissional do Direito, da Mulher Advogada. O dia foi instituído em homenagem ao legado de Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil.

No entanto, a história de Esperança Garcia também deve ser lembrada, uma mulher negra e escravizada, reconhecida pela OAB-PI, em 2017, como a primeira advogada no Piauí. Em 1770, ela escreveu uma carta ao governador da Capitania em que denunciava situações de violência. De acordo com o dossiê oficial elaborado por juristas e historiadores, o documento pode ser considerado uma petição, pois apresenta elementos jurídicos como endereçamento, identificação, narrativa dos fatos, enquadramento jurídico e um pedido.

É com muito orgulho e satisfação que a #acatsc homenageia todas as suas associadas e colegas de profissão. A atuação da mulher advogada é fundamental para o exercício da Democracia e da Justiça. A #acatsc celebra as conquistas históricas das advogadas e está ao lado das mulheres na luta pela igualdade!

SIGA-NOS:
Todas as Notícias
Open chat
Olá! Em que a ACAT pode lhe ajudar?